segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A lista de todos os nomes...de plantas conhecidas

Um conjunto de 193 países membros da Convenção sobre a Diversidade Biológica que decorreu no Japão, traçou o objectivo de criar até 2020 uma base de dados online de toda a flora conhecida da Terra, não estando esta iniciativa dissociada de 1/5 das plantas mundiais estar ameaçada de extinção. Para este efeito, já se tomou um grande rumo e uma etapa está ultrapassada: A CRIAÇÃO DE UMA LISTA COM MAIS DE 1 MILHÃO DE NOMES DE PLANTAS

Esta lista, de acordo com artigo do jornal Publico de 29 de Dezembro de 2010 (http://ecosfera.publico.pt/biodiversidade/Details/botanicos-reunem-numa-lista-todas-as-especies-de-plantas-conhecidas_1472948),  foi anunciada pelos jardins botânicos de Kew e de Missouri, instituições de referência mundial em biologia vegetal.  . Esta lista contém além dos nomes científicos, sinónimos utilizados pela comunidade científica e os respectivos artigos que lhes estão associados, facilitando a pesquisa e constituindo um importante instrumento de trabalho.

Este projecto incluiu equipas de cientistas a trabalharem em 38 países e, certamente, incluirá a nossa flora ribeirinha nos 1,25 milhões de nomes científicos da lista de plantas.

A lista das plantas pode ser consultada em:

Outras bases de dados de botânica:
Fontes:


Para saber mais:

2 comentários:

  1. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) também tem uma base de dados da flora de Portugal.
    http://aguiar.hvr.utad.pt/pt/basesdados.htm

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Já inclui também esta base de dados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar