segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A água é essencial para sustentar a vida e deveria ser preservada, mas, infelizmente, nem sempre isso acontece. Esta situação põe em risco a sobrevivência de bastantes seres vivos e pode ter graves consequências na saúde dos seres humanos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde "Um curso de água considera-se poluído logo que a composição ou estado da água são directa ou indirectamente modificados pela actividade humana, de tal maneira que a água se presta menos facilmente às utilizações que teria no seu estado normal. (...)”
Um dos grandes problemas dos rios, e falando do Xévora em particular, é a poluição causada pelo acumulação lixo urbano.
Em condições normais, os rios renovam-se por si mesmos, através da acção de seres vivos aquáticos. Com a poluição excessiva, essa renovação torna-se mais difícil para além de ficar mais lenta.
Assim, torna-se necessário uma consciencialização e responsabilização por parte do Homem.
Se não forem tomadas medidas de prevenção antes da água estar completamente degradada, será então bastante mais dispendioso para as autoridades competentes por em prática as medidas de recuperação que então serão necessárias.
Ouve-se dizer muitas vezes que é necessário limpar as margens do rio cortando a vegetação de forma a evitar cheias. Porém, a decomposição das folhas é a principal fonte de energia de invertebrados aquáticos que servem de alimento a peixes para além de prevenir cheias, uma vez que as raízes permitem a infiltração da água no subsolo e evitam a erosão das margens.
Com o objectivo de consciencializar e responsabilizar a população campomaiorense, vai ser realizado, com o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior e da Delta Cafés, uma acção de limpeza das margens do rio Xévora, na zona da Nossa Senhora da Enxara, no dia 20 de Janeiro. Quem estiver interessado em participar, deve dirigir-se à direcção da Academia Sénior de Campo Maior ou enviar uma email para proj.raia@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário