sábado, 15 de janeiro de 2011

O que eu já fiz pelo Ambiente da minha região? E o que poderei fazer?

Ao longo dos tempos, o Homem foi vivendo na natureza mas foi-se esquecendo, em parte, de viver com ela, a natureza. Esqueceu-se de partilhar a sua própria existência com o meio natural, como sendo este, uma extensão de si próprio. De vez em quando, somos lembrados e quando a natureza dá um espirro, nós "apanhamos" uma pneumonia.
Quando olhamos em redor temos a certeza que somos uns privilegiados porque podemos desfrutar de uma grande panóplia de ofertas que o ambiente nos proporciona. Pensemos, por exemplo, nas festas da Nossa Senhora da Enxara, que cativam a larga maioria dos campomaiorenses, que anualmente, em romaria, acampam nas margens do Xévora. Também se "dão graças" por se ter aquele espaço que tantos acolhe. E as pessoas reparam nas características do local com atenção... tanta... que atempadamente escolhem e demarcam o sítio dos seus acampamentos. Mas o "meio local", também repara nas pessoas, principalmente quando as festas terminam e, se pudesse exprimir-se em fala ou pensamento, talvez as suas palavras fossem algo do género:
 - Como eu estava e como fiquei!
- O que passou por aqui? 

As festas da Nossa Senhora da Enxara podem ser o mote para todos pensarmos no que já fizemos pelo ambiente da nossa região. Por exemplo:

- O que faço (ou já fiz) pelo ambiente quando vou para as festas da Nossa Senhora da Enxara? 

- O que podem entidades (como a autarquia, Junta de Freguesia, Diocese, escolas, empresas, etc.) fazer pelo ambiente nos arredores do santuário? 

O projecto Xévora Vivo lança este desafio a toda a comunidade, convidando-os a deixarem o seu testemunho, usando o espaço de comentários ou enviando por email, para proj.raia@gmail.com, o relato das suas acções em prol do ambiente, ou deixando sugestões válidas para melhorarmos a natureza. Publicaremos no blogue as melhores práticas e sugestões ambientais, as mais originais...as suas. Por isso, diga-nos:

- O que já fez pelo ambiente da região?

- E o que ainda poderá fazer?
O que já fiz pelo ambiente?

3 comentários:

  1. Bom dia! Acho interessante mas já existe o projecto Rios que é exactamente a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  2. Olá Xana!
    O Projecto Xévora Vivo está integrado no Projecto Rios.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Têm razão! São muito divertidas as Festas da Enxara, porque existe muito convívio e camaradagem, apesar de algumas vezes, lá mais para a noite haver reboliço da malta mais animada, mas fica tudo muito sujo. Quando vamos fazer as marcações no ano seguinte, uns tempos valentes antes das festas, ainda se encontra porcaria dos anos anteriores. Aliás, de vários anos anteriores, o que as águas das cheias da ribeira não conseguiram levar.
    os meus pais põem sempre uma caixa com um saco preto grande, que é onde pomos todo o lixo que depois levamos e metemos no contentor. O meu pai costuma dizer que quer tudo limpo, senão no ano que vem como ficamos no mesko sítio lembramo-nos como fomos porcos. as idas à casa de banho é que ainda são uma chatice.

    ResponderEliminar